É NORMAL O CABELO CAIR?

O cabelo é um dos três componentes principais do sistema conjuntivo intersticial (juntamente com a pele e as unhas) e é constituída por uma estrutura protéica, a queratina. Normalmente cada fio do couro cabeludo, cresce continuamente durante dois a quatro anos, interrompe o crescimento por dois a quatro meses e depois cai. Em seu lugar começa a nascer um novo fio sadio e o ciclo se repete, portanto é normal a perda de fios de cabelos todos os dias.




Uma queda de cabelo contínua e intensa pode ter sua explicação na má nutrição, e a alimentação sadia e variada pode oferecer ao organismo todos os nutrientes que necessita.



Para uma alimentação saudável e variada, recomenda-se seguir a pirâmide alimentar adaptada à população brasileira, que recomenda o consumo de porções dos grupos alimentares divididos em alimentos energéticos (carboidratos), reguladores (frutas, legumes e verduras) e construtores (carnes bovina, de aves e peixes, ovos, leguminosas), gorduras e açúcares em quantidades moderadas. As porções são estabelecidas para cada grupo alimentar, porém seu consumo deverá estar de acordo com a necessidade nutricional de cada indivíduo, considerando-se sexo, idade, atividade física, atividade profissional, horas de sono, etc.



A fim de prevenir a queda de cabelo, conheça os principais nutrientes envolvidos diretamente neste processo:

» Vitaminas do Complexo B: são vitaminas hidrossolúveis, ou seja, se diluem nos líquidos do organismo e seu excesso é eliminado pela urina. Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina B6: banana, batata, uva passa e cereais integrais.



» Zinco: mineral importante como estimulante do sistema imunológico, presente nas carnes e frutos do mar;



» Ferro: mineral importante na nutrição humana, pois participa da formação da hemoglobina componente das hemácias. Apresenta-se nos seguintes alimentos: carne bovina, fígado, atum, lentilha, feijão, espinafre. Alguns alimentos melhoram a absorção de ferro no organismo: laranja, kiwi, acerola.



» Proteínas: são nutrientes compostos por aminoácidos, sua menor fração, e dentre muitas de suas funções apresenta a função estrutural e de manutenção e reparo dos tecidos. São fontes de proteínas os seguintes alimentos: ovos, leite, carnes, aves, peixes, frutas, vegetais e grãos.

5 comentários:

  1. O meu cabelo está caindo horrore, com certeza é a péssima alimentação que eu tenho. Tenho que cuidar melhor disso antes que fique careca..rsrsrrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. eh querida entao somos 2 meu cabelo ta caindo demais tb.vou fazer exames!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Faby pelo seu blog, está d +++++++++++++. Beijos Lidi

    ResponderExcluir
  4. oi florr!
    mil desculpas pela demora na resposta..
    eu gosto do morango mesmo, coleciono coisinhas com esse tema. Muita gente pensa que é da personagem moranguinho, mas não...
    eu até tenho algumas coisas da linha dela, mas as que fazem referência direta ao morango, não só à boneca!heheheheh

    beijão

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho! Amo seus comentários!

10 dicas para aprender inglês sozinho!

  Aprender inglês sozinho pode ser um desafio, mas com dedicação e uma abordagem estruturada, é possível alcançar resultados significativos....