Faça exercícios
“Se fazer exercícios fosse um comprimido, seria o remédio mais receitado do mundo.” (Faculdade de Medicina da Universidade Emory) De todas as coisas que se pode fazer para melhorar a saúde, a atividade física é uma das mais importantes.
◯ Esforce-se. Ter uma rotina de atividades físicas nos ajuda a ser mais felizes, pensar com mais clareza, ter mais disposição, ser mais produtivos e controlar o peso, se for acompanhada de alimentação adequada. Os exercícios não precisam ser dolorosos ou exagerados para surtir efeito. Bastam ser moderados e regulares, algumas vezes por semana.
Correr, fazer caminhada, andar de bicicleta e praticar um esporte — numa intensidade que acelere seus batimentos cardíacos e o faça transpirar — pode melhorar sua resistência e ajudar a evitar um ataque cardíaco e um derrame. A combinação desses exercícios aeróbicos com musculação moderada e ginástica ajuda a fortalecer ossos, músculos internos, braços e pernas. Essas atividades também contribuem para manter o metabolismo acelerado, que por sua vez ajuda a controlar o peso.
◯ Mexa-se. Exercitar-se faz bem para pessoas de todas as idades, e não é necessário entrar numa academia para isso. Só de caminhar em vez de usar carro, ônibus ou elevador já é um bom começo. Por que esperar por uma carona se você pode ir a pé, talvez chegando ao seu destino mais rápido? Pais, incentivem seus filhos a participar em brincadeiras que exigem atividade física e, sempre que possível, ao ar livre. Esse tipo de diversão — ao contrário de atividades sedentárias, como jogar videogame — fortalece os músculos e ajuda a desenvolver coordenação motora.
Não importa com que idade você comece, fazer exercícios moderados pode ser de ajuda. Se você não é tão jovem ou tem problemas de saúde e não tem se exercitado ultimamente, seria bom consultar um médico antes de começar. Mas o importante é começar! O exercício gradual e sem exagero pode ajudar até mesmo os de mais idade a manter força muscular e massa óssea. Também ajuda os idosos a evitar quedas.
Foram os exercícios que ajudaram Rustam, mencionado no primeiro artigo desta série. Sete anos atrás, ele e a esposa começaram a correr um pouco de manhã, cinco dias por semana. Ele conta: “No início, inventávamos desculpas para não ir. Mas o fato de ter companhia nos motivou. Hoje sentimos prazer nesse hábito saudável.”
E ai vamos nos exercítar????

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho! Amo seus comentários!

10 dicas para aprender inglês sozinho!

  Aprender inglês sozinho pode ser um desafio, mas com dedicação e uma abordagem estruturada, é possível alcançar resultados significativos....